Dicas

WhatsApp Pay: Ainda é mais seguro investir na segurança de um e-commerce


Postada em 07/04/2021 às 15:08
Por Júlia Biude

Já há algum tempo o Banco Central vem estudando a possibilidade de aceitar pagamento pelo Whatsapp (serviço de mensagens para celulares do Facebook) e, recentemente, foi dado sinal verde para o serviço.

Ainda não há uma data oficial para o lançamento, mas o Whatsapp foi enquadrado como um iniciador de pagamento, uma nova categoria na lei brasileira. Isso significa que o aplicativo não vai realizar as transações e nem transferências de fundos. Essa parte financeira ficará por conta da Mastercard e Visa – parceiros do aplicativo.

Segurança dos Usuários

Frequentemente, o Whatsapp vem sendo utilizado como objeto para aplicar fraudes e golpes financeiros em usuários e disseminação de notícias falsas. A segurança dos usuários vem sendo questionada ao criador aplicativo.

Pensando nisso, especialistas alertam que golpes já utilizados podem ser replicados na nova plataforma. Desde que o Pix foi criado pelas autoridades brasileiras, golpistas estão se aproveitando desse recurso e extorquindo pessoas via Whatsapp. Segundo a Febraban (Federação Nacional dos Bancos), o principal golpe é por clonagem do aplicativo.

Segurança do e-commerce

Quando você possui um e-commerce, você consegue garantir a segurança do seu cliente, já que todas as transações financeiras são feitas dentro do site, sem a necessidade de direcionamento para outras páginas ou de envio de dados externos.

Basta ter um cadastro ativo dentro do site, que já é possível realizar a compra. Sem complicações ou intermediários.

Além disso, as equipes de tecnologia e desenvolvedores de sites também têm investido em maneiras de tornar os e-commerces cada vez mais seguros para que os usuários se sintam confortáveis em realizar as suas transações e suas compras por meio da loja virtual.