Dicas

API Pix: O que é, como funciona e vantagens

O Pix garante à empresa a compensação imediata, proporcionando um melhor fluxo de caixa, além de contribuir para a redução da inadimplência


Postada em 11/10/2022 às 08:20
Por Komercialize

Divulgação/Internet

A API Pix, lançada pelo Banco Central do Brasil, é um meio de pagamento não somente para pessoas físicas, mas também para pessoas jurídicas.

Essa forma de pagamento garante à empresa a compensação imediata, proporcionando uma maior eficácia na gestão do fluxo de caixa, além de contribuir também para a redução da inadimplência comum aos pagamentos via boleto.

O que é uma API?

A API Pix é sigla para Application Programming Interface, que em português significa Interface de Programação de Aplicação. Trata-se de um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas usadas para o desenvolvimento de aplicações de software.

A finalidade dessas aplicações é possibilitar o intercâmbio de dados entre as mais diversas linguagens de programação e sistemas.

Vale lembrar que a API Pix do Banco Central foi criada para facilitar o pagamento dos usuários de contas bancárias tanto físicas quanto jurídicas na hora de realizar suas transações, seja de pagamentos ou transferências.

Lembrando que o Banco Central é órgão regulador e também é quem determina que os PSPs (Provedor de Serviços de Pagamento) sigam um padrão específico para desenvolver a API.

Aliás, todo o processo para reconhecimento como Instituição de Pagamentos também é realizado pelo BC.

Como Funciona uma API?

As API’s funcionam por meio da comunicação de diferentes códigos, estabelecendo comportamentos específicos de um objeto em uma interface.

Essas aplicações concedem acesso limitado aos mais diversos recursos para terceiros e sem precisar apresentar suas credenciais, ou seja, não é necessário que o cliente compartilhe login e senha.

A intenção da API é promover a troca de informações entre sistemas diferentes para automatizar processos manuais ou mesmo permitir a criação de novas funcionalidades

Quais são os objetivos da API PIX?

A API Pix do Banco Central brasileiro tem como objetivo reduzir os custos com tarifas bancárias de transferências e pagamentos aos usuários finais, tanto pessoa física como pessoa jurídica.

Além disso, essas aplicações também tornam a integração com recursos de automação de pagamentos muito mais fácil.

Outro objetivo é ampliar a concorrência entre os setor de pagamento, que passa a oferecer serviços cada vez mais modernos, baratos e de qualidade tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

A partir dessa padronização da API do Pix, as empresas de pagamento conseguem realizar integrações para uma melhor comunicação com as instituições financeiras, mas sem deixar de lado a segurança e proteção de dados.

Para que serve a API Pix?

A principal função da API Pix é a de gerar um QR Code dinâmico, que é um código tridimensional gerado a cada transação financeira realizada. Esse conjunto de códigos possui dados detalhados sobre a operação, facilitando processos como conciliação e a automação comercial, por exemplo.

Sem contar que a API Pix serve também como uma alternativa eficiente para criar ou fazer a gestão de cobranças de forma mais eficiente, além de fazer a verificação da liquidação, ou seja, você consegue consultar o status e realizar o estorno de um pagamento.

Como funciona o PIX?

O PIX é um meio de pagamento instantâneo com dois módulos: o DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) e o SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos).

A interação com esses sistemas acontece de maneira direta ou indireto com a presença de três agentes, sendo os seguintes:

Participante direto: instituições financeiras e bancos que oferecem conta de pagamento para seus clientes dentro do SPI e também realizam a comunicação diretamente com a infraestrutura do SPI, como os players dos principais bancos do Brasil.

Participante indireto: instituições que disponibilizam contas transacionais para o seu consumidor final, mas não oferece conta de pagamento no PIX e também não possuem comunicação direta com a infraestrutura do SPI, usando as APIs de um participante direto para sua operação.

Parceiro que usa o PIX como meio de pagamento: vendedor que usa o PIX como um meio de pagamento em seus canais de venda para automatizar o controle dos recebimentos.

Quem criou a API PIX?

A API Pix assim como todo o seu sistema de pagamento instantâneo foi criado pelo Banco Central para estabelecer uma única interface de programação de aplicações, que permite a integração das operações das empresas com os serviços Pix do PSP.

Como Funciona a API PIX?

O Banco Central determina que os PSPs (Provedor de Serviços de Pagamento) utilizem em suas aplicações o padrão estabelecido pelo órgão para desenvolver sua API Pix.

Vale lembrar que, sem essa padronização, as empresas ou mesmo os estabelecimentos precisariam reconfigurar seus sistemas para APIs diferentes ao mudar de conta.

Com isso, as empresas ficariam presas em uma instituição em razão dos altos custos da mudança, por exemplo. Dessa forma, a API Pix do Bacen padronizada possibilita a integração de diferentes soluções de automação.

Quem pode usar a API PIX?

A API Pix do Banco Central é indicada para as mais diversas empresas, como e-commerce, além de empresas de pequeno, médio e grande porte com alta volume de pedidos, como fintechs e startups, entre outros formatos de negócios.

Além disso, essa tecnologia também pode ser usada pelo varejo físico, que exige interações humanas para as transações, onde o cliente escolhe o pedido, efetua o pagamento e, depois, leva o produto para a casa.

Quais as vantagens de usar a API Pix?

A API PIX proporciona uma série de vantagens para as empresas como uma gestão mais eficiente de cobranças, a verificação facilitada de liquidação, a possibilidade de habilitar notificações de pagamento, além de realizar o estorno de um pagamento feito de forma errada.

As melhores soluções financeiras de PIX estão na Komercialize, acesse o nosso site e confira!

Se você está em busca de uma gestão de pagamento mais eficiente, a API Pix pode te ajudar a ter processos mais seguros, simples e rápidos no seu negócio tanto para receber como para realizar pagamentos.

Porém, na hora de fazer a integração das aplicações, é importante contratar uma empresa de tecnologia financeira de confiança, que ofereça qualidade, facilidade e preços vantajosos.

Nesse sentido, a Komercialize é a escolha certa para você, fazemos toda a integração diretamente com os bancos e fintechs, garantindo mais facilidade para os seus clientes e muito mais rentabilidade para sua operação.

Com a nossa integração, você consegue maior agilidade no pagamento, transferência e compensação, que podem ser realizadas em até 10 segundos, tanto para transações com pessoa física, outras empresas ou mesmo com órgãos governamentais.

E o melhor é que integramos com qualquer sistema. Integrando o recebimento via Pix, todas as suas cobranças terão as informações de pagamentos otimizadas via QRCode.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é API Pix e as principais vantagens do seu negócio, chegou a hora de encontrar a empresa certa para te ajudar a tornar seus processos de pagamento muito mais eficientes e seguros.

Se você preza por produtos de qualidade, prazos de entrega curtos e as melhores soluções financeiras, conheça a Komercialize, uma fintech que oferece uma infraestrutura completa e robusta de serviços financeiros para o seu negócio.

Venha conhecer tudo que a Komercialize pode fazer para o seu negócio. Acesse o nosso site e saiba mais sobre os nossos serviços e produtos.